Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /hsphere/local/home/cipax/cipax.com.br/fale_perguntas.php:7) in /hsphere/local/home/cipax/cipax.com.br/inc/conexao.inc.php on line 15
 
20/08/10 - ASSESSORIA MÉDICA CIPAX
Mais facilidades no contato entre o médico e o patologista
Saiba mais
 
O CIPAX realiza consulta Intra-operatória aos sábados? É preciso agendar data e horário antecipadamente?
Sim. Realizamos o procedimento denominado consulta Intra-operatória (Congelação) aos sábados, domingos, feriados e plantão noturno, desde que agendado previamente em nosso horário de funcionamento.

O Laboratório tem estacionamento?
Sim. A unidade de São José dos Campos possui estacionamento próprio para melhor atendê-lo. Solicite informação com nosso colaborador na portaria.


Fiz um Papanicolaou hoje, tenho que levar hoje? Tenho que guardar na geladeira? Por quanto tempo posso ficar com ele?
Solicitamos a entrega do material com no máximo 2 dias da data de coleta. O material não deve ser armazenado em geladeira e deve estar dentro do frasco específico coberto completamente pelo líquido de conservação. Recomendamos o cuidado de manter o frasco em pé para que o líquido não vaze. Caso prefira, peça ao seu médico que solicite a retirada do material no consultório.


Fiz uma coleta e o líquido de conservação derramou, o que eu faço?
Traga o material para o CIPAX imediatamente, para que possamos completar o líquido e garantir a preservação da sua coleta.


Aquele líquido rosa que tem dentro do frasco do preventivo ginecológico é o material que foi coletado?
Não. O material coletado é colocado somente na lâmina, a qual, por sua vez, é imersa no líquido de conservação (líquido rosa).


Posso colher material para o exame de Papanicolaou (preventivo ginecológico) no CIPAX? Tem alguma orientação para a coleta?
Sim, desde que haja solicitação médica, o CIPAX possui profissionais capacitados e local adequado para realizar a coleta da Colpocitologia Oncótica. Dentre as orientações:
• Não fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal, ducha e/ou lavagem interna nas últimas 48 horas;
• Não ter feito exame ginecológico com toque e/ou ultra-som transvaginal nas últimas 48 horas.
• Ideal não estar menstruada;
• Pode ser realizado em pacientes com sangramento não menstrual;
• O material pode ser colhido no laboratório ou ser enviado já colhido.


Paciente virgem pode fazer coleta de exame ginecológico?
Sim, existem técnicas específicas para a realização da coleta em uma paciente virgem sem o risco de ruptura do hímen. O CIPAX possui equipe treinada para realização desta coleta.


Posso colher material para exame de Anatomopatológico (biópsia, por exemplo) no CIPAX?
Não, a coleta de material para exame Anatomopatológico é um procedimento realizado pelo seu médico. O material coletado será então enviado para nós.


Fiz uma Biópsia hoje, tenho que levar hoje para o CIPAX? Tenho que guardar na geladeira? Por quanto tempo posso ficar com ela?

É ideal que qualquer amostra coletada para exame Anatomopatológico seja imersa imediatamente no líquido conservante. Também, para um diagnóstico mais preciso, recomendamos que o material seja encaminhado o quanto antes à Unidade mais próxima. A amostra não deve ser conservada em geladeira, mas deve ser mantida sempre à temperatura ambiente.


O líquido transparente do frasco com a biópsia vazou um pouco, o que devo fazer? Este líquido traz algum risco para a minha saúde?
O líquido de conservação para amostras Anatomopatológicas se encontra diluído a 10% de sua concentração normal, mas, devido ao fato de ser uma substância tóxica, não deve ser ingerida ou inalada, e se deve evitar o contato com a pele. No caso de vazamento do líquido e contato com a pele, sugerimos lavagem do local com água e sabão.


Para fazer um exame de Imuno-histoquímica, PCR, FISH ou Hibridização in situ, já tendo feito anteriormente um Anatomopatológico, é necessário coletar mais algum material?
Nos exames de Imuno-histoquímica, PCR, FISH ou Hibridização in situ não é necessária nova coleta de material, desde que a amostra já tenha sido enviada anteriormente para análise em nossa Unidade.


Por que é necessário pagar um outro valor para fazer uma revisão de lâminas de um exame Anátomopatológico se é o mesmo material que será usado?
Quando na solicitação de análise de amostra enviada, o médico solicitante sugere hipóteses diagnósticas que irão nortear a análise microscópica da amostra pelo patologista gerando o laudo final. Quando solicitada revisão de lâminas, comumente, o médico solicitante sugere novas hipóteses diagnósticas, levando o patologista a examinar novamente a amostra de outra forma, podendo gerar um novo laudo. Trata-se de uma nova consulta e de um novo trabalho.


O CIPAX colhe material para Captura Híbrida? Para que serve esse exame? Tem alguma orientação para a coleta?
Sim, o CIPAX realiza coleta de material para Captura Híbrida. O exame consegue diagnosticar a presença de vírus mesmo antes de o paciente apresentar qualquer sintoma ou lesão. Hoje pode ser utilizada na detecção de infecções por papilomavírus humano (HPV), Chlamydia trachomatis (clamídia), Neisseria gonorrhoeae (gonorréia) e Herpes Vírus Simples. No caso de coleta de amostra genital, solicita-se à paciente mulher:
• Abstinência sexual por 3 dias;
• Não estar menstruada no dia do exame;
• Não realizar utilização de ducha higiênica ou creme vaginal no dia que antecede a coleta.
Já ao paciente homem, solicita-se somente abstinência sexual por 3 dias.


O CIPAX colhe material para exame de Hormonal Seriada? Como é feita a coleta? Para que serve esse exame? Tem alguma orientação para a coleta? Se eu faltar, atrasar ou adiantar o dia de uma das coletas da Hormonal Seriada tem algum problema?
Sim. O CIPAX faz a coleta para o exame de Hormonal Seriada. O exame é realizado para medir o índice ovulatório da mulher. A coleta é realizada em três ou quatro amostras (número definido pelo médico) sendo a primeira no 7º dia do ciclo menstrual, seguido do 14º e 21º dia do ciclo, ou dias específicados. O ideal é que não haja mudança do dia de realização da coleta. O procedimento é o mesmo de outros exames ginecológicos, porém a amostra é retirada somente das paredes laterais da vagina.


O CIPAX colhe material para exame de hormonal amostra única – Índice de Maturação?
Sim. É uma única coleta, mais indicada para crianças. Serve para acompanhar a taxa de hormônio da paciente e detectar uma eventual patologia hormonal. A coleta é feita com um cotonete e o material é coletado na entrada da vagina.
Solicita-se a mãe da paciente:
- Não dar banho no dia da coleta;
- Não usar ducha vaginal na paciente;
- Não passar nenhuma pomada ou qualquer tipo de cosmético no dia da coleta.


No exame de punção, o líquido que é colocado nos frascos para entregar ao laboratório é o que foi coletado do paciente?

Sim. O líquido coletado é o material retirado do paciente, ele será colocado no frasco que deverá ser encaminhado ao CIPAX.


O CIPAX colhe material para Imunofluorescência Renal de Pele?
Não. O CIPAX não realiza coleta de Imunofluorescência Renal de Pele. Tal procedimento deve ser realizado pelo seu médico ou outro profissional por ele recomendado.


Tem alguma cobrança extra pela coleta do material no CIPAX? Eu preciso agendar horário com antecedência para fazer a coleta no CIPAX?
O CIPAX não realiza cobrança extra por procedimentos de coleta de amostras cuja análise será realizada em nossa Unidade, no entanto é preciso agendar data e horário para a coleta e trazer a requisição médica.


Quantos dias demoram para um exame ficar pronto? Tem algum risco dele não ficar pronto dentro do prazo de entrega?
Os resultados de exames podem ficar prontos em minutos, como nos casos de Consulta Intra-operatória (Congelação) ou demorar até semanas como em casos que utilizam técnicas complementares como Hibridização in situ, Imunofluorescência ou outro exame complementar para elucidar o diagnóstico. Consulte a lista de informações de exames e veja o prazo de entrega do resultado.


O CIPAX atende ao meu convênio? O que é preciso levar para realizar um exame?
O CIPAX oferece os seus serviços através de uma extensa rede de convênios para atendê-lo. Cada convênio possui exigências particulares para a realização de cada tipo de exame. Consulte-nos através do telefone, e-mail ou em uma de nossas unidades para conhecer quais são as exigências do seu convênio.


Estou com a coleta do material para levar ao CIPAX, o que mais eu preciso levar para a realização do exame?
Nos casos particulares basta apresentar o material coletado, o pedido médico e o RG na recepção, em casos de convênios é indispensável a apresentação do RG, carteirinha do convênio, guia preenchida do convênio, receita médica e o material coletado. No caso de convênios pode haver a necessidade de documento de autorização e/ou senha para a realização do exame. Consulte-nos sobre os documentos extras exigidos pelo seu convênio.


Meu convênio cobre os procedimentos de Imunofluorescência Renal, Imunofluorescência de Pele, PCR e FISH?
Alguns convênios não dão cobertura para os procedimentos de Imunofluorescência Renal, Imunofluorescência de Pele, PCR e FISH, nesses casos os exames são cobrados como particulares. Para outros esclarecimentos entre em contato conosco ou diretamente com o seu convênio.


Como devo fazer a fixação do material para enviar ao CIPAX?
A correta fixação de materiais é fundamental para a preservação do espécime e a adequada interpretação do mesmo. Médicos, enfermeiras e secretárias devem consultar o Manual de Orientação ao Cliente Externo para obter orientações sobre uma correta fixação do material que será enviado para a análise do CIPAX. Se você é um profissional da saúde, solicite o seu manual através do nosso departamento de relações públicas ou consulte os dados através do Manual de Exames em nosso site.


 

 
 
  SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente
Fone : (12) 3203-0633